top of page
AdobeStock_176115459.jpg

Principais doenças tratadas no meu consultório

Rinopatia Alérgica

A rinopatia alérgica, também conhecida como rinite alérgica, traz vários sintomas em todas as idades, desde bebês até idosos.

Nariz entupido, espirros, coceira, coriza são os sintomas mais comuns, podendo causar também dor de cabeça.

Sinusopatias

A rigor são infecções que acometem os seios da face e podem ter origem viral, a mais comum, ou bacteriana. As infecções fúngicas são muito raras.

Muitas vezes os sintomas são parecidos aos da rinite alérgica causando dúvidas diagnósticas.

Desvio de septo 

O septo nasal divide o nariz em duas metades e pode estar desviado de várias formas e graus. O sintoma mais comum deste desvio é a obstrução nasal.

A necessidade de cirurgia corretiva vai depender do grau de desvio e da intensidade dos sintomas.

Hipertrofias de amígdalas e adenoides

As adenoides juntamente com as amígdalas (tonsilas) são estruturas que ajudam na proteção imunológica. Nos casos em que há aumento excessivo do volume e/ou infecções de repetição que não melhoram com o tratamento clínico, pode ser recomendada a remoção cirúrgica.

Ainda em relação às amígdalas, uma condição muito comum, que afeta crianças e adultos, é o caseum, que são massas de coloração amarelada e odor fétido que aderem às amígdalas e causam mau hálito e podem ser confundidos com pontos de infecção (pus), simulando uma amigdalite (infecção das amígdalas) 

FACE_HIPERTROFIA.png
Rouquidão

A voz rouca está associada a vários tipos de lesões nas pregas vocais, como os nódulos (as vezes chamados de calos), pólipos e cistos. Essas doenças são benignas e de fácil resolução.

Porém se o paciente for fumante e mais velho, devemos nos lembrar do câncer de laringe. O diagnóstico é realizado no consultório através do exame de nasofibrolaringoscopia (veja vídeo). 

Lembramos que nem toda rouquidão é causada por uma lesão. O mau uso das pregas vocais, por excessos na intensidade, pouca hidratação, o cansaço provocado pelo uso contínuo, sem pausa na voz, também podem levar ao mesmo problema.

Ronco e apnéia do sono

Nem toda pessoa que ronca tem apneia do sono, mas toda pessoa que tem apneia do sono ronca !

O ronco é apenas o som que é produzido pela passagem do ar por algum estreitamento nas vias aéreas.

Já a apnéia é uma doença caracterizada pela parada total da respiração por mais que 10 segundos. 

Com certeza você já ouviu algum relato de noite mau dormida causada pelo ronco alheio. Algumas empresas incluem essa informação nos dados do funcionário para que ele tenha quarto separado em reuniões e convenções. Por ser mais comum em homens, normalmente são as esposas que trazem seus maridos para o consultório. 

Por se tratar de uma doença multifatorial o tratamento deve ser individualizado.

apneia-do-sono-1280x720.jpg
Labirintopatias

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as labirintopatias podem se manifestar de várias maneiras, desde um simples enjoo até vertigens intensas com vômitos e sintomas auditivos como zumbido e sensação de perda de audição.

Zumbido

Uma das queixas mais comuns no consultório, é definido como uma sensação de som percebido pelo paciente na ausência de um estímulo sonoro externo.

Está associado a várias doenças, desde labirintopatias, perdas auditivas, diabetes e problemas cervicais entre outras. 

smiling-young-young-woman-standing-covering-her-ears-with-hands.jpg

Nasofibroscopia

A nasofibroscopia é um exame diagnóstico que permite melhor visualização das vias aéreas desde as fossas nasais até a laringe.
Para realizá-la um endoscópio flexível com 3,4mm de diâmetro é introduzido pela narina sob anestesia local (spray lidocaina). Permite a visualização de pólipos, adenoides, desvios de septo, alterações na laringe e pregas vocais, sendo essencial para o tratamento do ronco e apneia do sono.

model-demonstrating-earrings.jpg
Minha Abordgem
bottom of page